Atividade 1 – PRECEITOS CARTESIANOS

18 12 2009

“Maria, estudante de Farmácia, está se preparando para fazer uma prova na próxima semana, na disciplina FARXX172. Está estudando o indicado pelo professor: 7 capítulos do livro-texto da disciplina  (cujo nome do autor não lembra, é qualquer coisa em inglês), o que totaliza 348 páginas. Acompanha a jornada 3 litros de café e 5 pacotes de bolacha recheada.

As únicas informações que tem sobre a prova, fornecidas por seus veteranos, é que será de quatro páginas, com questões objetivas (de marcar), baseadas em exercícios, que não foram trabalhados nas aulas unicamente expositivas.

Maria precisa passar na prova, mas isso pouco lhe explica sobre a complexidade da vida. Ela nem mesmo entende o porque de todas essas exigências, pois ao final do semestre sabe que vai lembrar muito pouco  de tudo aquilo”.

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Tarefas


Ajude Maria a entender seu contexto de vida acadêmica realizando as seguintes tarefas:

1. Identificar na situação apresentada no texto acima os quatro preceitos do método cartesiano (consultar material disponibilizado).

2. Relacionar os preceitos cartesianos aos seguintes princípios :

* redução: estudo de unidades elementares;

* disjunção: separação da ciência em áreas;

* exclusão: a ciência estuda somente os objetos, excluindo os sujeitos;

* quantificação: os resultados são expressos unicamente através de números.

3. Identificar partes do roteiro da peça que expressam os preceitos cartesianos e os princípios acima.

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O método científico é definido como “um conjunto de regras básicas para um cientista desenvolver uma experiência a fim de produzir conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Consiste em juntar evidências observáveis, empíricas, e mensuráveis, com o uso da razão” (Wikipédia).

Outra definição encontrada fragmenta-se em três, conforme transcrito a seguir.

1- Um sistema empírico, experimental, lógico-matemático-conceitual que organiza e inter-relaciona fatos dentro de uma estrutura de teorias e inferências.

2- Pressupõe que tudo o que acontece tem uma causa específica, seguida de um efeito específico: que os efeitos podem ser deduzidos (prever-se) a partir de um conhecimento empírico das causas, e que o conhecimento das causas pode derivar-se do conhecimento dos efeitos.

3- Principia pela formulação de uma hipótese, isto é, de uma tese provisória que visa explicar algum fenômeno.” (Giles TR. Dicionário de Filosofia: termos e filósofos. São Paulo: EPU; 1993. p.103.).

Ao longo da modernidade e da contemporaneidade, diversas correntes de pensamento produziram e produzem uma grande variedade de conceituações e delineamentos para as atividades científicas que, inseridas em contextos históricos sociais, modulam a educação em ciências proporcionada aos alunos e a prática científica por eles exercida.

Que método é este que os alunos desempenham?

Materiais de Consulta

Os materiais disponibilizados a seguir são complementares ao seu estudo:

* links

* bibliografia

*bibliografia comentada

* Textos


Os quatro preceitos apresentados por René Descartes em Discurso do Método orientam o pesquisador a:



– nunca aceitar coisa alguma como verdade sem conhecer evidentemente como tal, evitar a precipitação;

– dividir cada uma das dificuldades em tantas partes quanto for possível e necessário para melhor resolvê-la;

– conduzir por ordem os pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer até o conhecimento dos mais compostos;

– enumerar e revisar as conclusões, garantindo que nada seja omitido (Descartes R. Discurso do Método. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2003).


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